fbpx
Escolha uma Página

A ginecomastia é um distúrbio que ocorre nos homens caracterizado pelo aumento das mamas. Ele geralmente é percebido na adolescência, devido ao desequilíbrio hormonal da puberdade. Outro momento da vida em que pode ocorrer a ginecomastia é após os setenta anos de idade, quando o crescimento é exagerado. 

Apesar de ocorrer com maior incidência nesses dois períodos da vida, a ginecomastia pode afetar homens de todas as idades. Inclusive, existem casos em que ocorre em recém-nascidos, devido ao hormônio feminino da mãe durante a gestação.

A ginecomastia pode afetar uma mama, sendo chamada de ginecomastia unilateral, ou as duas mamas, que é a ginecomastia bilateral.

 

Causas da ginecomastia

 

O desequilíbrio hormonal, principal causador da ginecomastia, pode ocorrer por diversos fatores, como:

  • Obesidade;
  • Insuficiência renal;
  • Tratamentos com hormônios femininos;
  • Uso de anabolizantes;
  • Tumor ou infecção no testículo;
  • Consumo de drogas;
  • Hipogonadismo;
  • Má nutrição;
  • Insuficiência hepática ou cirrose no fígado;
  • Síndrome de Klinefelter; entre outros.

 

Tratamento da ginecomastia

 

O tratamento da ginecomastia depende da causa. Dependendo do caso, ele pode ser realizado por uso de medicamentos, cirurgia ou simplesmente por mudança de hábitos.

O tratamento por medicamentos é indicado pelo endocrinologista quando as mamas não reduzem espontaneamente ou quando é notado inchaço, dor ou sensibilidade nas mamas.

Quando é indicada a mudança de hábitos, a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regularmente são recomendados.

No caso de recomendação de cirurgia para ginecomastia, existem dois procedimentos que podem ser realizados:

 

  • Lipoaspiração: a cirurgia pode ser local, quando existe apenas gordura na mama; local e com cicatriz, quando há volume de gordura e de tecido mamário; e local, com cicatriz no sulco mamário e aréola, quando há gordura, tecido mamário e grande excesso de pele.
  • Mastectomia: consiste na remoção do tecido da glândula mamária, feita com pequenos cortes na pele. Essa cirurgia possibilita uma recuperação mais rápida. Esse procedimento também pode ser combinado à lipoaspiração, caso seja necessária a remoção de gordura.

 

Após a cirurgia, o paciente pode receber alta no mesmo dia ou permanecer internado por um dia, dependendo do caso. É importante reforçar que, como toda cirurgia, ela deixa cicatriz, mas o tamanho e o local dependem de cada caso.

A recuperação costuma durar dois meses. Após esse período, o paciente já pode voltar às atividades rotineiras. O resultado da cirurgia começa a ser percebido após reduzir o inchaço, mas o resultado definitivo é alcançado ao final do primeiro mês após o procedimento.

Me chamo Johnny Aldunate, sou médico cirurgião plástico formado pela USP e tenho título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atuo em cirurgias faciais, corporais e corretivas.

Em meu consultório, realizo tanto a lipoaspiração quanto a mastectomia para tratamento da ginecomastia. Em meu site você pode saber mais sobre esses procedimentos, além de entrar em contato para agendar a sua consulta de avaliação.

Em meu Instagram compartilho diversos conteúdos como este. Siga e acompanhe!

× Agende uma consulta!
Share via
Copy link
Powered by Social Snap