Escolha uma Página

Pós-operatório de cirurgia plástica é fundamental para alcançar o resultado desejado. Portanto, pacientes devem seguir à risca os cuidados depois de sair da sala de cirurgia. Assim, evitam inflamações, inchaços e outras complicações. 

Cada tipo de cirurgia tem recomendações próprias, que serão indicadas por seu cirurgião. Isso porque o corpo precisa se recuperar do trauma cirúrgico. Como consequência, isso favorecerá bons resultados. 

Neste texto, veja dicas gerais de pós-operatório de cirurgia plásticas. Lembre-se de sempre se consultar com um médico de confiança, e membro da SBCP! 

Agende uma Consulta

Gostaria de fazer uma cirurgia plástica mas ainda tem dúvidas sobre os procedimentos, riscos e cuidados pós-operatórios? Agende sua consulta:

Pós-operatório de cirurgia plástica: cuidados gerais 

 

Siga estes hábitos para um pós-operatório tranquilo. Isso porque eles ajudam a reabilitar o corpo depois de todos os tipos de cirurgias. A saber, estas são algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aos pacientes: 

  • Seguir instruções dos médicos para movimentos na área operada.
  • Repouso, para recuperar as energias.
  • Perguntar ao médico quais são os remédios indicados para caso de dor.
  • Voltar à clínica para troca de curativos nos dias agendados.
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada para favorecer a cicatrização.
  • Verificar a possibilidade de fazer drenagem linfática na área, para evitar hematomas.

Evite também o álcool e o tabaco, porque eles prejudicam a cicatrização. Inclusive, é indicado não retomar estes hábitos pois eles causam danos à saúde. Ademais, a exposição ao sol também merece atenção, principalmente nas áreas do corpo em que houver hematomas e cicatrizes.

Dependendo do procedimento, seu cirurgião pode indicar cuidados específicos. Por exemplo, não fazer certos movimentos, ou utilizar cintas ou sutiãs especiais para proteção. Enfim, cada caso é único. Então, consulte um cirurgião plástico para dúvidas sobre situações específicas do pós-operatório. 

 

 

 Alimentação no pós-operatório de cirurgia plástica

Comer bem é muito importante para recuperar as energias do seu corpo. Assim, uma alimentação balanceada favorece o pós-operatório de cirurgia plástica. Logo, a dieta certa ajuda a retomar as atividades mais rápido, e diminui a chance de complicações. Do mesmo modo, é importante se hidratar! A água reduz inchaços e hematomas.

Uma dieta balanceada e que favorece pacientes que acabaram de se submeter a uma cirurgia é composta por esses grupos de alimentos:

Carnes magras: patinho, peito de frango, peixes, entre outras carnes magras auxiliam o processo de cicatrização.

  • Grãos: alimentos ricos em ferro também ajudam a evitar má cicatrização. Feijão, lentilha e ervilha são alguns exemplos.
  • Frutas cítricas: ajudam a melhorar a imunidade, e na absorção de ferro. Laranja, abacaxi, acerola, entre outras, devem ser consumidas. 
  • Alimentos integrais: também para a cicatrização, e para a circulação sanguínea. Aveia e pão integral são opções.

Seu médico pode indicar outras opções de alimentos para boas refeições depois da cirurgia. E, claro, tente ter uma dieta balanceada não apenas no pós-operatório, mas durante toda a vida, pois isto trará inúmeros benefícios para a sua saúde.

A lista do que você deve evitar passa pelas carnes gordas, frituras, refrigerantes e industrializados, porque comprometem o sistema imunológico.

Em conclusão, siga rigorosamente as indicações de seu médico! Não apenas os cuidados desta lista, mas também as orientações dele são fundamentais para a sua satisfação com a cirurgia plástica.

Agende uma Consulta

Gostaria de fazer uma cirurgia plástica mas ainda tem dúvidas sobre os procedimentos, riscos e cuidados pós-operatórios? Agende sua consulta:

× Agende uma consulta!
Share via
Copy link
Powered by Social Snap