Cirurgias plásticas geram muitas dúvidas para as pessoas que tem o sonho de realizar os procedimentos. Seja para corrigir alguma imperfeição decorrente de acidentes, ou de nascença, ou para solucionar algum desconforto com o próprio corpo. Enfim, cirurgias plásticas são complexas e com muitas etapas e detalhes. Por isso, quem pretende passar por elas naturalmente tem muitas dúvidas.
Agende uma Consulta
Gostaria de fazer uma cirurgia plástica mas ainda tem dúvidas sobre os procedimentos, riscos e cuidados pós-operatórios? Agende sua consulta:
Cirurgia plástica: dúvidas mais frequentes
Cirurgias plásticas geram muitas dúvidas. Afinal, são procedimentos complexos e detalhados. Por isso, esclareça suas dúvidas com as respostas abaixo!
1. Eu posso fazer cirurgias plásticas?
Por certo essa é a primeira pergunta que passa pela cabeça. É comum que essa pergunta surja junto com alguma característica específica do paciente. Por exemplo: “eu tenho x idade”, “tenho cicatriz de cesariana” ou “já passei por uma cirurgia plástica”.
O principal ponto a ser ressaltado aqui é que cada caso é um caso e precisa ser avaliado com atenção pelo médico cirurgião. Afinal, características específicas pedem abordagens específicas.
2. Quais são os riscos?
Outra dúvida muito comum é sobre os riscos das cirurgias.
Assim como em qualquer outra cirurgia, a plástica envolve sim riscos. Porém, as técnicas evoluíram ao longo dos anos, junto com a medicina. Assim, com procedimentos avançados, as cirurgias são cada vez mais precisas, e causam o mínimo possível de impacto no corpo.
3. Qual é o preço?
A resposta é: depende!
Os preços de cirurgias plásticas variam muito conforme o procedimento e o cirurgião consultado. Além da consulta e da cirurgia em si, existem outros custos agregados ao total, como anestesista, medicamentos, próteses etc. Por isso, o ideal é fazer uma consulta para ter uma ideia precisa do valor que será investido no procedimento.
4. Quais são os cuidados pós-operatórios?
Higiene da área operada e repouso do paciente demandam maiores cuidados. Logo, é preciso ter atenção para ambos. Os cuidados dependem do procedimento realizado. Assim, algumas cirurgias pedem por repouso mais longo, sem esforço físico. Outras pedem o uso de equipamentos específicos, entre outros casos.
5. Qual é o tempo de recuperação?
Uma das informações mais importantes é o tempo de recuperação da cirurgia plástica. Dependendo, em menos de uma semana o paciente já pode retornar às atividades cotidianas. Outras requerem cuidados especiais durante meses. Inclusive, muitas pessoas marcam cirurgias em período de férias. Assim, garantem que o tempo de repouso e recuperação não impacta o trabalho.
Ainda tem dúvidas sobre cirurgia plástica?
Consulte seu cirurgião! Afinal, vários fatores estão atrelados aos procedimentos. Cuidados pós-operatórios, recuperação, entre outros. Em suma, um dos passos mais importantes são as consultas antes das cirurgias. De acordo com cada caso, o cirurgião analisa os detalhes. Assim, o paciente realiza o procedimento sem nenhuma dúvida.